A evolução massiva e constante do consumo de vídeo over-the-top (OTT *) por mercados como streaming, serviço móvel e realidade virtual faz com que o tratamento ao tráfego de vídeo será fundamental nos próximos anos para reduzir Churn de Provedoras de Acesso à Internet (ISP) .
Segundo pesquisa realizada pela Huawei, o aumento do churn ** decorrente da Experiência com Vídeos se comprova, pois 28% dos entrevistados mudaram de Provedor de Banda Larga nos últimos 12 meses ( churn ). Desses, 64% buscavam um serviço "mais confiável" ou mais veloz. E no decorrer do ano, 54% consideram se mudar para outra operadora por obter mais rápida ou pagando menos (ou ambos). Na avaliação da Huawei, esse churn está relacionado com a demanda (não devidamente atendida) por Serviços de Streaming de Vídeo .
Na Banda Larga Móvel , uma estimativa de aumento de tráfego de vídeo é ainda maior, expandindo-se em dez vezes até 2020, não apenas pela demanda gerada pelo YouTube, Netflix, EnterPlay e cia, mas também pelo início da Era da Vídeo Chamada .
O impacto da popularização do 5G na melhora da qualidade do Vídeo Móvel terá Proporções Épicas!
Para entender a grande diferença entre as tecnologias celulares, pode-se dizer que o 3G não tem uma experiência online a gráficos estáticos, enquanto o 4G tornou-se a plataforma mais adequada para o consumo de VoD (Video on Demand) em melhor qualidade e maior velocidade de download.
Porém, a chegada do 5G é literalmente disruptiva, pois permite introduzirmos uma experiência do streamig ao vivo de vídeo móvel em resolução UHD ao nosso dia-a-dia ...
Tive a oportunidade de debater revolução esta silenciosa e seus atos diretos do Entretenimento Digital no Negócio dos Provedores de Banda Larga no evento "Encontro de Provedores Regionais de Niterói", ocorrido em 13 / set / 16 ( http: //www.eventos.momentoeditorial .com.br / 25o-niteroi-13-de-setembro / ).
Por meio do PPT abaixo, mostrei a promoção da oferta e do correto tratamento do tráfego de Vídeo para a redução o Churn da Banda Larga .
Seguem os principais pontos específicos: Entretenimento Digital: Oportunidade para os ISP - Segundo a pesquisa 2H15 Telco TV Benchmark da Huawei / Ovum (70 Telcos pesquisadas): 1) Produtos e Serviços - 75% do Tráfego de Vídeo é gerado por terceiros - A migração da Distribuição de Vídeo para o IP é uma grande oportunidade para ISP lançarem suas Plataformas de Vídeo - “ O momento é agora e a hora é esta! ”, Pois a janela de oportunidade já está se fechando! 2) IPTV: A Iniciativa Inicial dos Provedores de Banda Larga - Extensão natural de serviço de valor agregado ao núcleo da Banda Larga, um IPTV é o Pilar Central da Estratégia Clássica de evolução de ISP multiplay 3) Vídeo OTT: da Netflix ao ISP (Operador da Rede) - Vários Provedores de Banda Larga, mundo afora já entregam Serviços de Streaming de Vídeo - 2/3 destes ISP provem acesso Multiscreen a Conteúdo Pay-TV - 1/3 dos ISP pesquisados compatíveis com SVoD “Tipo Netflix" - 1/4 dos ISP pesquisados distribuem Serviços de Vídeo OTT de Terceiros 4) Parcerias ISP x OTT - Banda Larga Fixa : mais de 20 Telcos Estrangeiras integram Serviços OTT de Vídeo de Terceiros (principalmente Netflix) em seus STB - Banda Larga Móvel : Modelo de parceria ainda mais evidente, onde a MNO promovem e direcionam acesso a Serviços OTT de Vídeo de Terceiros , vendendo assinaturas de pacotes com tarifas premium
------------------------------------------
* OTT - Over The Top : Os serviços over-the-top (OTT) são os oferecidos aos clientes pela Internet e não costumam ser fornecidos diretamente pela operadora de telecomunicações. Serviços como ferramentas de busca oferecidas pelo Google, serviços de webmail oferecidos pelo Microsoft Hotmail ou de VoD como a Netflix são exemplos de OTT. Os serviços OTT se preocupam com as operadoras de telecomunicações quando configuradas a competir diretamente com os serviços tradicionais oferecidos pelas telcos: voz, mensagens e TV paga. ** Churn - Taxa de churn : O termo
“Churn” é utilizado principalmente por empresas de telefonia, ele é utilizado para avaliar a quantidade de clientes que essas empresas perdem mensalmente e anualmente.
Comments