Quase metade do m-commerce no Brasil ocorre via Apps
O uso de aplicativos móveis para compras de mercadorias físicas está se popularizando aos poucos no Brasil. Nos últimos seis meses, 41% dos internautas brasileiros donos de smartphones fizeram pelo menos uma compra de bem físico através de um app móvel. É o que revela a primeira pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: M-commerce no Brasil, para a qual foram entrevistadas 1.247 pessoas on-line, entre 25 de agosto e 3 de setembro.
A pesquisa tem validade estatística, pois respeita as proporções por idade, renda e distribuição geográfica do universo de internautas brasileiros – grupo que corresponde a aproximadamente metade da população do País. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.
As quatro categorias de produtos mais comprados via smartphone pelos internautas brasileiros são:
1) Eletroeletrônicos (30%)
2) Acessórios de Moda (29%)
3) Roupas (26%)
4) Comida (25%)
Os percentuais entre parênteses representam a proporção de entrevistados que usam m-commerce que citaram a respectiva categoria – era permitido marcar mais de uma. A lista completa tinha 15 categorias.
No grupo que realizou alguma compra via app de comércio móvel, há uma concentração nas classes A e B e entre os mais jovens, com idades entre 18 e 45 anos. Em algumas categorias, nota-se um desequilíbrio de gênero: em eletroeletrônicos há predominância de homens e em acessórios de moda, de mulheres.
A pesquisa mediu também a popularidade de apps para cinco serviços específicos: chamada de táxi; delivery de comida; compra de ingresso para eventos; reserva de hospedagem; e mobile banking.
Fonte: Mobile Time/Opinion Box
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